A aplicação que põe 52 mil obras de arte roubadas no bolso de cada utilizador

A app ID-Art da Interpol está acessível a qualquer um e já ajudou a recuperar uma cruz bizantina na Roménia ou moedas romanas na Suíça. Cumpre agora um ano e já há 17 mil pessoas a usá-la.

Foto
A Interpol quer incitar o cidadão comum a fazer a sua parte no combate ao tráfico de arte e antiguidades INTERPOL

“Há um ano, era impossível estar numa loja de antiguidades ou numa feira da ladra e verificar se um determinado objecto estava dado como roubado”, diz ao PÚBLICO Corrado Cattesi, coordenador da Unidade de Obras de Arte da Interpol. Mas desde Maio de 2021 há uma nova aplicação nas lojas da Apple e da Google — chama-se ID-Art e põe “a base de dados de arte roubada da Interpol no bolso dos utilizadores”. “Agora, no seu telemóvel, estão 52 mil objectos roubados em 134 países membros. É o principal feito da minha unidade”, congratula-se o agente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários