Os dois Leões de Ouro da 59.ª Bienal de Veneza foram para mulheres negras: Sonia Boyce e Simone Leigh

Uma descendente da diáspora afro-caribenha deu o prémio de melhor pavilhão nacional ao Reino Unido, a primeira artista afro-americana a representar os Estados Unidos conquistou o prémio principal da exposição internacional. Pedro Adão e Silva deverá privilegiar “deliberação em conjunto” na escolha do próximo representante português na bienal.

Foto
Sonia Boyce (à esquerda) deu ao Reino Unido o prémio para melhor representação nacional, Simone Leigh recebeu o Leão de Ouro da exposição internacional DR

Duas mulheres, ambas negras, a britânica Sonia Boyce, e a norte-americana Simone Leigh, fizeram história esta manhã ao conquistar, pela primeira vez em 127 anos, os principais prémios da 59.ª Bienal de Artes de Veneza: o Leão de Ouro para melhor representação nacional e o Leão de Ouro da exposição internacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários