A corrida para um beco noir sem saída

A lógica inescapável de uma corrida para um beco sem saída.

Fotogaleria
jack-nicholson,ipsilon,critica,hollywood,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria

Numa das primeiras cenas, Pierre Niney e Stacey Martin estão em casa a ver, num espectacular sistema de home cinemapago com dinheiro da droga (ele é dealer), o Roubo no Hipódromo, uma daquelas variações sobre códigos e figuras do noir com que o jovem Kubrick, nos anos 50, foi subindo os degraus de acesso ao panteão do kubrickianismo. Mais do que uma referência àquele filme, a cena corresponde a uma vontade de inscrição de Amantes na tradição do noir — e aí, Nicole Garcia até podia ter ido mais atrás, ao filme negro dos anos 40, à moralidade turva e esponjosa das histórias baseadas em James M. Cain, com umas pitadinhas de Out of the Past. Tudo somado, é que a ascendência que o filme pretendeu honrar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar