Jogos com História: A equipa que só perdeu para a morte

Em 1942, numa cidade de Kiev ocupada pelas tropas do III Reich, uma equipa de futebol formada por antigos prisioneiros de guerra fez nove jogos e não perdeu nenhum. As derrotas sucessivas exasperaram as forças invasoras. Vários jogadores do FC Start pagaram a afronta com a vida.

Foto
A equipa do FC Start que desafiou os nazis DR

A 9 de Agosto de 1942, no Estádio Zenit, em Kiev, agora capital da Ucrânia, na altura uma das cidades da União Soviética sob ocupação nazi, uma equipa constituída por ex-prisioneiros de guerra defrontou a formação da Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha. O futebol conseguiu sempre sobreviver aos horrores da guerra, mas neste caso o cenário era de crispação total. O FC Start desafiava abertamente as forças de ocupação e tornara-se mesmo um símbolo da resistência. Continuar a ganhar podia ter consequências graves. Mas eles ganharam, por 5-3. E alguns pagaram com a vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários