Protecção Civil registou 148 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal continental

Foram registadas quedas de árvores e de estruturas, bem como inundações devido ao mau tempo, sobretudo no sul do país. Avisos amarelos prolongam-se segunda-feira adentro em algumas zonas do país.

Foto
Chuva intensa em Faro provoca várias inundações na baixa da cidade LUSA/LUÍS FORRA

A Protecção Civil registou este domingo, até às 20h, um total de 148 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo localizadas no distrito de Faro, mas sem registo de feridos.

“Até às 20h do dia de hoje [domingo], tivemos o registo de 148 ocorrências, sobretudo mais localizadas no distrito de Faro com 77 destas 148 ocorrências, estando relacionadas com queda de árvores, inundações, limpeza de via e quedas de estruturas”, afirmou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Em declarações à agência Lusa, o responsável da Protecção Civil indicou que, para o total de ocorrências registadas, “foram mobilizados 422 operacionais e 155 meios terrestres” e assegurou que em nenhuma das situações houve vítimas.

A maioria das ocorrências foi registada nos distritos “mais a Sul” do território continental português, sendo Faro o mais afectado, destacando-se ainda Lisboa, com 20 ocorrências, e Setúbal e Beja, ambas com dez, de acordo com o balanço da ANEPC até às 20h.

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja estiveram sob aviso amarelo entre as 12h e as 18h neste domingo — dia em que começa a Primavera —, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, e possivelmente de granizo, de acordo com o IPMA.

Já os distritos de Faro e Beja estiveram também sob aviso amarelo, entre as 8h e as 15h, por causa do vento forte de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora. Também está prevista até às 21h uma forte agitação marítima na costa algarvia, com “ondas de sueste com dois a três metros”.

Avisos amarelos prolongam-se segunda-feira adentro

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à queda de neve até às 6h de segunda-feira, anunciou o IPMA. A previsão para estes dois distritos é de “queda de neve acima da cota 1600/1700 metros na Serra da Estrela, com acumulação de cinco centímetros na região da Torre”, podendo haver “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores ou locais de abastecimento prejudicados”.

Lisboa, Setúbal, Beja e Faro também continuarão em alerta até às 9h devido à previsão de chuva forte, anunciou o IPMA.

A Protecção Civil vai “acompanhando e monitorizando a situação” ao longo do período em que vigoram estes alertas, segundo José Costa. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários