A obra de Francis Kéré, o Pritzker que está “sempre em viagem” entre o Ocidente e África

Lycée Schorge Secondary School, Burkina Faso Iwan Baan
Fotogaleria
Lycée Schorge Secondary School, Burkina Faso Iwan Baan

O Prémio Pritzker 2022 foi atribuído esta terça-feira, 15 de Março, a Diébédo Francis Kéré, arquitecto de 56 anos nascido no Burkina Faso. Pela primeira vez, um arquitecto africano foi distinguido com o mais importante prémio da arquitectura. 

A entrada de Francis Kéré na arquitectura acontece em 2001, quando ainda era estudante e desenhou uma escola primária no Gano (imagem 2 da fotogaleria), sua terra natal. Na altura, os professores disseram-lhe que estava "numa posição de poder para mudar um pouco o mundo da arquitectura" naquela vila do Burkina Faso, contou, em entrevista ao PÚBLICO, em 2017. “Se tenho esta oportunidade de ajudar, vou mobilizar todos os meios e recursos locais, e também os recursos materiais disponíveis para criar essa escola”, pensou. E assim se começava a concretizar a ideia que o fez recorrer à arquitectura: ajudar a sua comunidade. 

Sobre a possibilidade de ganhar um Pritzker, em 2017 dizia, na mesma entrevista: "O prémio de que fala é de tal modo honroso que não creio que esteja no meu horizonte. Mas acredito que, um dia, se África continuar a fazer este esforço… Veremos. Mas esse não é o leitmotiv do meu trabalho." Acabou por chegar, cinco anos depois, atribuído pela Fundação Hyatt e decidido por um painel de júris presidido pelo Pritzker 2016, o chileno Alejandro Aravena, e que contava com o diplomata brasileiro André Aranha Lago, o professor de História de Arte Barry Bergdoll, o jurista Stephen Breyer, o professor e arquitecto Wang Shu, a curadora Manuela Lucá-Dazio e ainda as arquitectas Deborah Berke, Kazuyo Sejima e Benedetta Tagliabue.

O P3 reuniu algumas das obras do seu portefólio, onde constam escolas, campus, uma clínica e uma ópera. E onde é possível ver a preocupação do arquitecto relativamente à utilização de materiais sustentáveis. Apesar de o seu trabalho se espalhar por diferentes partes do mundo, o centro da actividade do arquitecto foi sempre o Burkina Faso, onde nasceu. "Os projectos que encontro na Alemanha não podem ser transplantados para o Burkina Faso. É preciso adaptá-los. Por isso, estou sempre em viagem, física e mental, entre os dois mundos."

Escola Primária do Gando, Burkina Faso
Escola Primária do Gando, Burkina Faso Simeon Duchoud
Tippet Rise Art Centre, Montana
Tippet Rise Art Centre, Montana Iwan Baan
 Léo Surgical Clinic and Health Centre, Burkina Faso
Léo Surgical Clinic and Health Centre, Burkina Faso Jaime Herraiz
Instalação de arte temporária na Califórnia
Instalação de arte temporária na Califórnia Iwan Baan
Kensington Gardens, Londres
Kensington Gardens, Londres Iwan Baan
Burkina Institute of Technology, Burkina Faso
Burkina Institute of Technology, Burkina Faso Kéré Architecture
Noomdo Orphanage, Burkina Faso
Noomdo Orphanage, Burkina Faso Iwan Baan
Surgical Clinic and Health Centre, Burkina Faso
Surgical Clinic and Health Centre, Burkina Faso Iwan Baan
Startup Lions Campus, Quénia
Startup Lions Campus, Quénia Kinan Deeb
Parque Nacional do Mali
Parque Nacional do Mali Iwan Baan
Escola Secundária do Dano, Burkina Faso
Escola Secundária do Dano, Burkina Faso Erik-Jan Ouwerkerk
Instalação temporária, Philadelphia Museum of Art
Instalação temporária, Philadelphia Museum of Art Tim Tiebout