Festival literário substitui feira em Leipzig com uma dezena de autores lusófonos

Depois de a Feira do Livro de Leipzig em que Portugal era o país convidado ter sido mais uma vez cancelada, haverá exposições, debates e leituras com autores portugueses naquela cidade alemã.

Foto
Visitantes numa das últimas feiras do livro de Leipzig, antes da pandemia EPA/FILIP SINGER

Uma dezena de escritores lusófonos vai marcar presença, nos dias 17, 18 e 19 de Março, em Leipzig, com exposições, debates e leituras, depois de ter sido cancelada a feira do livro em que Portugal era o país convidado.

“A feira foi cancelada, mas as pessoas lêem, querem comprar livros, querem saber das novidades, têm interesse nisso”, salientou à agência Lusa Patrícia Salvação Barreto, conselheira cultural da Embaixada de Portugal em Berlim, acrescentando que a atenção continua voltada para “as letras em português”.

A Feira do Livro de Leipzig, que estava marcada para os dias de 27 a 30 de Maio de 2021 teve de ser adiada para 2022 devido à pandemia de covid-19, acabando, em Fevereiro deste ano, esta edição também por ser cancelada.

Nos mesmos dias em que estava previsto realizar-se, de 17 a 20 de Março, surge um festival literário com iniciativas em português que “continuam a suscitar interesse por parte do público local”.

No dia 17 de Março, Portugal apresenta a exposição Mulheres em Saramago, com serigrafias e textos de autores portugueses relacionados com seis diferentes figuras femininas da obra do Nobel português, por ocasião do seu 100.º aniversário.

Lugares de Sophia, uma exposição fotográfica de homenagem a Sophia de Mello Breyner, vem acompanhada de intervenções do respectivo editor na Alemanha e tradutores.

Além das duas exposições, o programa conta ainda com debates sobre temas como as heroínas na literatura de língua portuguesa, influências africanas na literatura portuguesa, as influências portuguesas na literatura da África lusófona, e a inquietude enquanto força criativa, entre outros.

Os debates e leituras, que serão moderados por jornalistas, tradutores ou respectivos editores, acontecem nos espaços Schaubühne Lindenfels e na Casa dos Livros, em Leipzig.

Em 2017, a entidade organizadora da Feira do Livro de Leipzig dirigiu um convite a Portugal para participar como País Convidado de Honra na edição de 2021, tendo, em 2018, sido assinalada a Declaração de Intenções relativa ao projecto Portugal, País Convidado de Honra na Feira do Livro de Leipzig 2021.

Vários escritores marcarão presença virtualmente, enquanto, de forma presencial, estarão José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Djaimilia Pereira de Almeida, Irene Pimentel, Tatiana Salem Levy, Gonçalo M. Tavares, Margarida Vale de Gato, Luís Quintais, Yara Monteiro e Paulo Moura, antigo jornalista do PÚBLICO.

Patrícia Salvação Barreto explica que dos 30 autores programados para estar em Leipzig foram escolhidos 10, baseando-se no critério das obras traduzidas que mais recentemente saíram ao mercado alemão, e excluindo a literatura infanto-juvenil por motivos de horário do programa (fim de tarde e noite).

No dia 19 de Março, haverá ainda a iniciativa Salão Português com leituras de vários autores de língua portuguesa.

À margem, e fruto da mobilização de meia centena de editoras, irá decorrer uma feira do livro alternativa chamada Popup.

“Surgiu na consequência da frustração e da decepção que muitas editoras, escritores, e até o sector livreiro tiveram por causa do cancelamento inesperado e abrupto da feira”, esclareceu à Lusa a conselheira cultural da Embaixada de Portugal em Berlim, adiantando que a editora de Paulo Moura é uma das organizadoras, pelo que se espera uma sessão de autógrafos do escritor e jornalista português.

A feira do livro de Leipzig é a segunda maior da Alemanha e uma das mais importantes da Europa.

Sugerir correcção
Comentar