Ucranianos pedem aos portugueses: coloquem a bandeira da Ucrânia às janelas

Associação dos Ucranianos em Portugal vai pedir aos fabricantes um reforço para que haja bandeiras disponíveis.

Foto
Protesto contra a guerra na Ucrânia em Lisboa Paulo Pimenta

A Associação dos Ucranianos em Portugal apelou este domingo aos portugueses para colocarem a bandeira ucraniana às janelas pela paz naquele país invadido pela Rússia, e disse que vai ser pedido aos fabricantes um reforço para que haja bandeiras disponíveis.

“Na sequência do cordão humano pela paz na Ucrânia, [na sexta-feira] em Lisboa, em que a palavra de ordem mais gritada foi “a Ucrânia somos nós”, Pavlo Sadokha lança o apelo aos portugueses para o exprimirem, colocando uma bandeira ucraniana às janelas”, lê-se num comunicado enviado à comunicação social, em nome do presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal.

Segundo um dos organizadores da iniciativa, José Pedro Dionísio, “vai ser feito um apelo aos fabricantes”, para que haja bandeiras disponíveis no mercado.

Na sexta-feira, a iniciativa Cordão Humano pela Paz na Ucrânia juntou “perto de 10 mil pessoas”, segundo a associação, em frente às embaixadas da China, Estados Unidos da América, França, Reino Unido e Alemanha, “entre seis mil pessoas junto das cinco embaixadas e quatro mil em vários pontos do percurso”.

Empunhando cartazes com frases como “Russians Stop Putin” (Russos parem Putin), “Salvem a Ucrânia” ou “Mundo a uma só voz, Ucrânia Somos nós”, os participantes no cordão usaram também bandeiras da Ucrânia para demonstrar o apoio ao país, a sofrer uma invasão por parte da Rússia.

Os participantes no cordão concentraram-se depois junto dos portões da embaixada, onde dois representantes do grupo entregaram uma carta a um elemento da representação diplomática.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários