Com Os Verdes no Governo, Alemanha quer tornar exemplar a transição energética

Os últimos anos foram marcados por falta de ambição na redução de emissões e nas energias renováveis, dizem analistas. Agora vai ser preciso um grande sprint para cumprir metas de 2030.

Foto
Aumentar a energia eólica é uma das apostas Reuters/PASCAL ROSSIGNOL

O plano de transição energética da Alemanha é visto como um exemplo para outros países, segundo uma sondagem recente do Conselho Mundial de Energia, um fórum de reflexão internacional. Mas falando com especialistas alemães, o que se constata é que há muita insatisfação com o caminho feito até aqui para a transição, a Energiewende. “Com o anterior Governo, de Angela Merkel [coligação centro-direita, CDU-CSU-SPD], simplesmente não se fez o suficiente em termos de protecção do clima”, disse ao PÚBLICO Lisa Göldner, porta-voz para a energia e o clima da Greenpeace Alemanha.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 25 comentários