Confederação Africana abre inquérito “urgente” e interdita estádio

Criada comissão para investigar até sexta-feira os acontecimentos trágicos que antecederam o jogo da selecção dos Camarões na CAN 2021.

Foto
Reuters/MOHAMED ABD EL GHANY

A Confederação Africana de Futebol (CAF) abriu esta terça-feira um inquérito “urgente” aos incidentes no Estádio Olembé, em Yaoundé, e retirou o recinto do calendário dos jogos dos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas (CAN 2021).

"Vamos criar imediatamente uma comissão para investigar o que aconteceu e descobrir o que deveria ter sido feito e não foi. Vamos descobrir quem não cumpriu as obrigações. Esse relatório terá que estar concluído com urgência até sexta-feira”, afirmou o presidente da CAF, Patrice Motsepe, em conferência de imprensa.

Pelo menos oito pessoas morreram e 38 ficaram feridas numa debandada de adeptos na entrada do Estádio Olembé, na capital camaronesa, antes do jogo da CAN 2021 entre Camarões e Comores, dos oitavos-de-final.

Num comunicado divulgado pela emissora estatal camaronesa CRTV, o ministro da Comunicação, René Emmanuel Sadi, disse que sete dos feridos se encontram em estado grave. O anterior balanço apontava para seis mortos.

“O encontro marcado para domingo no Estádio Olembé não se realizará e será disputado no Estádio Ahmadou Ahidjo, também em Yaoundé”, divulgou o presidente da CAF.

Com capacidade para 60 mil pessoas, embora esse número esteja limitado devido às medidas de combate à pandemia da covid-19, o Estádio Olembé é o principal recinto da CAN 2021 e, depois de já ter recebido o jogo inaugural, tem agendado o encontro da final, a 6 de Fevereiro.

Os factos ocorridos no exterior do estádio só foram tornados públicos após o encontro, no qual a selecção de Camarões, orientada pelo português António Conceição, venceu Comores (2-1), apurando-se para os quartos-de-final da competição.

Sugerir correcção
Comentar