Uma nova variante chamada “inflação”

Aumentam os receios de que, em paralelo com a crise pandémica, surjam pressões inflacionistas que obriguem a alterar a política monetária, com consequências severas ao nível do crescimento económico.

A derrota na I Guerra Mundial deixou a Alemanha numa situação económica dramática em resultado das denominadas “dívidas de guerra” e dos custos de reconstrução do país. Para responder a esta situação, o Governo começou a imprimir grandes quantidades de moeda (marco), com o consequente efeito negativo sobre o seu valor. Em outubro de 1923, a inflação disparou para 29.500% ao mês, com os preços a duplicarem a cada três dias, conduzindo, por exemplo, a que o preço de uma fatia de pão, que em início desse ano custava 250 marcos passasse a custar no final do ano uns incríveis 200 biliões de marcos….

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários