Portugal não sabe quantos novos casos de VIH/sida surgiram em 2020

Portugal é o único país da UE sem dados de diagnósticos em 2020 no relatório sobre a vigilância da infecção VIH/sida do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças. Hospitais com dificuldade em reportar casos, foram notificados menos de 500, devido a problemas do sistema informático.

Foto
Há hospitais "que não conseguem reportar casos há mais de ano e meio" Rita Rodrigues

É outro efeito secundário da pandemia de covid-19: Portugal desconhece quantos novos casos de VIH/sida surgiram em 2020. No primeiro ano da pandemia, foram notificados menos de 500 novos casos, um número substancialmente inferior ao que é habitual e, por desconhecerem a verdadeira dimensão da infecção por VIH no país, os responsáveis da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) optaram por não divulgar os dados tanto a nível nacional como a nível internacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários