Semana começa com chuva, frio e pode nevar — há dois distritos com aviso amarelo

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco estão nesta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, segundo o IPMA. No resto do país, há previsão de aguaceiros e descida da temperatura.

Foto
PAULO PIMENTA

A semana começa com uma descida da temperatura (em especial da máxima) e aguaceiros, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para esta segunda-feira, esperam-se “aguaceiros fracos, especialmente no interior norte e centro”, que podem ser sob a forma de neve, explica Cristina Simões, do IPMA, ao PÚBLICO.

A situação será causada por uma “depressão centrada na Península Ibérica” que poderá trazer “precipitação sob a forma de neve no interior norte e centro, acima dos mil metros, especialmente durante a noite e início da manhã”. Prevê-se ainda a formação de gelo e geada especialmente nas mesmas regiões – as duas que serão mais afectadas por esta depressão.

“A descida da temperatura já ocorreu, no caso das mínimas, de domingo para segunda-feira. A máxima desce nesta segunda-feira e para terça-feira espera-se novamente uma descida da mínima”, explica.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte na faixa costeira ocidental durante a manhã, com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/h). Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante norte com rajadas até 65km/h – com mais intensidade “especialmente na segunda-feira e na quarta-feira”.

No Sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos e dispersos, mais prováveis até ao meio da tarde de segunda-feira, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas com rajadas até 60km/h.

O pior dia será o de quinta-feira, quando se espera “precipitação e queda de neve mais intensa”, no Norte e centro. As temperaturas voltarão a descer nesse dia e irão manter-se assim: “Não voltam a subir muito, podemos esperar um pouco de frio.”

De acordo com as previsões, é possível que esta situação se mantenha ao longo do próximo fim-de-semana.

Castelo Branco e Guarda em aviso amarelo

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão nesta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, segundo o IPMA. Os dois distritos estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fracos de neve acima de mil metros de altitude, que pode acumular no solo acima de 1400 metros de altitude, até às 18h desta segunda-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os zero graus Celsius (na Guarda) e os oito (em Aveiro e Lisboa), e as máximas entre os seis (na Guarda) e os 18 graus (em Faro).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários