Vice-ministro do Interior da Lituânia: “A alternativa seria abrir a fronteira e indicar a direcção para Berlim e Paris”

Arnoldas Abramavicius diz que a Lituânia esgotou no Verão a capacidade para continuar a receber migrantes e, por isso, passou a adoptar uma política de “redireccionamento” de pessoas para a Bielorrússia.

Foto
Arnoldas Abramavicius considera que a solução para a crise actual é a implantação de um regime democrático na Bielorrússia

Desde o Verão que as autoridades lituanas têm travado a entrada de migrantes na fronteira com a Bielorrússia, devolvendo-os ao país vizinho. O vice-ministro do Interior, Arnoldas Abramavicius, usa o termo “redireccionamento” para evitar falar em expulsões, mas admite que a prática possa merecer críticas de organizações humanitárias e de defesa dos direitos humanos. Em entrevista ao PÚBLICO, o responsável também reconhece que pode haver ocasiões em que há violência contra os migrantes, mas garante não ser a regra. A melhor solução para o fim desta crise, diz, seria “democracia na Bielorrússia”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 49 comentários