“Senhor da guerra” do Leste da Líbia é candidato às presidenciais de Dezembro

O marechal Khalifa Haftar, comandante militar do Leste da Líbia, liderou dois golpes de Estado contra o Governo reconhecido pela ONU. Se vencer as eleições, promete “iniciar o caminho para a reconciliação, paz e construção”.

Foto
Haftar durante uma visita a Atenas, em Janeiro do ano passado Costas Baltas/Reuters

Khalifa Haftar confirmou que é candidato às eleições presidenciais previstas para 24 de Dezembro na Líbia, vistas como um passo chave para o frágil processo de paz apoiado pelas Nações Unidas. O anúncio do comandante do Exército Nacional Líbio – em Setembro, o marechal abandonou provisoriamente a liderança do ENL para poder apresentar-se a votos –, principal facção do Leste do país, surge dois dias depois de um dos filhos do antigo ditador Muammar Khadafi, Saif al-Islam Khadafi, ter formalizado a sua candidatura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários