Competências: o desafio para a sustentabilidade das organizações

A SGS promove, em parceria com o Estúdio P – Público, a conferência para pensar o futuro das organizações na perspectiva da formação e do perfil dos profissionais. Dia 18 de Novembro, assista em directo nos canais do Público.

Foto
D.R.

Como serão os profissionais do futuro? Que papel têm as empresas na formação das competências que servirão de base ao progresso das próprias organizações? Com a pandemia, os modelos de trabalho sofreram profundas alterações e as competências digitais foram, obrigatoriamente, aprofundadas. No mesmo contexto, há quem tema pelas ditas competências sociais. Que equilíbrio poderemos, afinal, encontrar? E que competências são essas, transversais às diferentes áreas de negócio? Em poucas linhas, muitas questões para reflectir e debater.

Estas questões servem de mote à conferência, que decorre na próxima 5ªfeira, 18, pelas 10h00, em www.publico.pt e nas páginas de Facebook e YouTube do Público. O evento contará com um painel que terá como missão debater questões relacionadas com competências, formação e sustentabilidade corporativa. Um momento de partilha e de aprendizagem através de diferentes experiências e visões sobre a forma como as organizações estão, cada vez mais, à procura de profissionais especializados e, ao mesmo tempo, como devem trabalhar as suas pessoas.

Upskilling, reskilling: investir nas competências é investir no futuro

Carlos Valpradinhos, director da SGS Academy, contextualiza: “No ‘novo normal’, pós-covid, as empresas são conduzidas ao reskilling das suas pessoas para refundarem o seu modelo de negócios”. Neste novo contexto, em que a transformação digital dos processos exige outras competências, “há aqui dois trabalhos fundamentais dentro das próprias empresas”, defende: “a formação tem aqui um papel crucial para a criação destas novas competências, a par do trabalho das lideranças no que diz respeito à motivação”.

Sobre a Academy e o propósito dentro da SGS, João Marques, managing director da SGS Portugal, explicou-nos numa entrevista em Setembro passado que têm “tanto conhecimento como técnicos tão bem qualificados” que farão os possíveis para “partilhar esse conhecimento e certificar pessoas que ficam a saber fazer bem e com a atitude certa”, para transformarem as empresas portuguesas. Se “colaboração e partilha de conhecimento são parte da estratégia”, citando o mesmo artigo, este evento representa essa mesma visão.

Como serão os profissionais do futuro?

“Hoje, não é suficiente possuir conhecimentos, é imperativo ter um mindset de aprendizagem contínua ao longo de toda a vida” - é Carlos Valpradinhos que o diz. A propósito, esta será uma das questões incontornáveis da mesa redonda da conferência do próximo dia 18, na qual o director da SGS Academy participará. A seu lado, com diferentes backgrounds e experiências, Nuno Troni, director da Randstad Professionals, Teresa Relvas, directora de Corporate Functions na Volkswagen Digital Solutionse, Rita Lago, Responsável Cultura e Envolvimento Organizacional Fidelidade. A moderação da conversa será da jornalista da RTP, Filipa Dias Mendes.