Ritual e celebração: o corpo social para Sofia Dias e Vítor Roriz

Dando descanso à palavra, a dupla de bailarinos e coreógrafos estreia Escala, no TBA, Lisboa, de 28 a 30 de Outubro. Uma peça assente numa partitura vocal de reencontro com o colectivo, com o toque e com uma dança activada pela voz.

Foto
Joana Linda

O estúdio pode ser um lugar inóspito. Ou assim se pode revelar, segundo Sofia Dias e Vítor Roriz. Uma sala vazia, quase agressivamente ausente de ideias, como se desafiasse quem chega, num tom de sarcasmo, a merecer ocupá-la. “Os estúdios podem ser lugares muito frios e, por vezes, parece que a nossa criatividade se esvai”, confessa o bailarino e coreógrafo. Também por isso, reconhecem os dois, tentam agarrar-se a qualquer coisa, a quaisquer faúlhas que ajudem a inscrever-se no espaço de criação e operá-lo como tal. Como se antes de poderem começar a criar uma peça, de facto, tivessem de convencer o espaço de que têm material que justifica a sua permanência ali, dia após dia. Só depois se insinua “uma vontade própria do corpo de querer fazer algumas coisas — e dessa vontade começam a surgir materiais”. Nessa altura, as pistas a que inicialmente se tinham agarrado deixam de ter qualquer importância. Ajudaram ao impulso de base, serviram de chão para os primeiros passos, mas acabam por cair como folhas caducas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar