Aristides de Sousa Mendes: desobedecer para salvar

Sem a desobediência do ex-cônsul em Bordéus, Portugal não seria elogiado pela sua atitude “hospitaleira” durante a II Guerra Mundial, como reivindicaria depois Salazar, ao ficar com os “louros” da atitude de Aristides de Sousa Mendes, sem nunca o reabilitar.

Em alguns dias de Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes (ASM), cônsul de Portugal em Bordéus, salvou milhares de seres humanos, perseguidos pelo regime nacional-socialista alemão por razões políticas, religiosas, étnicas e devido a um anti-semitismo racial. Oitenta e um anos depois, neste 19 de Outubro de 2021, ASM será homenageado no Panteão Nacional. Há inúmeras biografias sobre a figura e a acção do ex-cônsul de Portugal em Bordéus, em 1940, a começar pelo livro pioneiro de Rui Afonso, Injustiça: O Caso Sousa Mendes (1995) e, por isso, vou apenas aqui lembrar por que motivo a sua figura é merecedora dessa e de todas as homenagens.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários