Já pode respirar fundo: esta é a solução para acabar com as alergias de Outono

Não é uma miragem, bem pelo contrário. Pôr fim - ou pelo menos minimizar -, as alergias de Outono está ao seu alcance e, ao fazê-lo, melhora a qualidade do ar que toda a família respira. A Mitsubishi Electric tem a solução.

Foto

As cores de Outono já começaram a tingir os nossos parques e jardins, o que faz desta uma das estações mais bonitas do ano. Mas como não há bela sem senão, também aqui a beleza esconde uma ameaça. E o alvo são todos os que sofrem de alergias. É que, para estas pessoas, e à semelhança do que acontece na Primavera, também o Outono é sinónimo de espirros, corrimento nasal, tosse seca, olhos lacrimejantes e comichão. A culpa é sobretudo dos ácaros, mas também dos fungos e de alguns pólenes que se fazem sentir nesta estação. Como consequência, as crises alérgicas tornam-se mais frequentes, afectando em larga escala a qualidade de vida de quem delas padece. Além disso, a rinite alérgica – nome por que é habitualmente designada - constitui um factor de risco para as pessoas com asma, podendo mesmo contribuir para o desencadeamento de crises asmáticas, como salienta a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)[1]. Aliás, segundo a mesma fonte, “rinite e asma partilham mecanismos inflamatórios comuns que explicam o conjunto de sintomas que as caracterizam e todos estão de acordo, clínicos e investigadores, que é importante iniciar o tratamento preventivo”, ou seja, “evitar os ácaros do pó de casa, o pólen, o fumo do tabaco, ambientes poluídos, etc”[2]. Portanto, sim, a boa notícia é que é possível prevenir a rinite alérgica e sobre isso falaremos mais em baixo.

O que é igualmente preocupante é que este é um problema de saúde cada vez mais frequente e não parece que venha a abrandar, bem pelo contrário: um grupo de investigadores concluiu que, em 2050, uma em cada duas pessoas no mundo deverá sofrer de rinite alérgica[3]. Nos últimos anos, o cenário tem vindo a reforçar essa tendência, calculando-se que entre 10 a 15% da população europeia sofra de rinite alérgica[4]. Em Portugal, a SPAIC estima que a prevalência de rinite alérgica e não alérgica afecte cerca de 9,5% da população.[5]

A solução que é uma limpeza

Uma das formas mais eficazes de eliminar os ácaros de uma habitação ou de um local de trabalho passa pela utilização de um purificador de ar, como os desenvolvidos pela Mitsubishi Electric. Compostos por um ventilador e uma série de filtros de alto desempenho, são capazes de interceptar e neutralizar os principais agentes responsáveis pelas alergias que são transportados pelo ar, como os ácaros, mas também outros alérgenos e partículas poluentes. Além de reduzir os sintomas alérgicos, estes aparelhos permitem ainda evitar doenças causadas por diversos microrganismos, como vírus e bactérias, melhorar a qualidade do sono e contribuir para uma melhor circulação sanguínea e bem-estar em geral. Afinal, uma vida sem alergias é, sem sombra de dúvida, uma vida com mais qualidade e saúde.

Graças à elevada performance, os purificadores de ar da Mitsubishi Electric conseguem limpar o ar de divisões com dimensões até 100 m2, além de que o fazem com grande desempenho. Com efeito, um dos principais parâmetros usados para estabelecer a eficácia de um purificador de ar é a taxa designada CADR (Clean Air Delivery Rate) e, no caso dos aparelhos da Mitsubishi Electric, esta taxa atinge os 612m3/h, que é dos valores mais altos disponíveis no mercado de purificadores de ar residenciais e que significa, na prática, melhor qualidade do ar em menos tempo.

Além disso – e o que é muitíssimo relevante para quem sofre de alergias – o sistema de filtragem de última geração “3+1” consegue reter mais de 99% das micropartículas transportadas pelo ar, graças ao potente filtro HEPA integrado. Também neutraliza substâncias nocivas ao organismo e habitualmente presentes no ar, como o formaldeído, benzeno, amoníaco e compostos orgânicos voláteis (COV), através de um filtro de carvão activado e combinado com um filtro catalítico de platina. E para que a limpeza seja completa, ainda remove odores desagradáveis, perfumando o ambiente.

Com o objectivo de garantir uma eficácia sem interrupções, estes purificadores de ar estão ainda equipados com sensores dedicados, que monitorizam a qualidade do ar da divisão, optimizando assim a filtragem conforme as necessidades identificadas a cada momento.

Foto
Purificador de ar MA-E85R-E inclui um sistema de filtragem de última geração com 3+1 níveis. Com os seus três filtros (+1), limpa o ar de partículas PM2.5, vírus, bactérias, pó e alérgenos, removendo também odores desagradáveis.

Versáteis, minimalistas e silenciosos

Se sofre de alergias, ou se alguém em sua casa percorre o calvário sazonal da rinite alérgica, é muito provável que já esteja mais do que convencido de que esta é a melhor solução. Mas vai com certeza reforçar a decisão se souber que os purificadores de ar Mitsubishi Electric são extremamente silenciosos, sendo mesmo praticamente inaudíveis quando funcionam nos modos baixo e nocturno, o que é crucial para um sono descansado.

Por outro lado, e uma vez que a dimensão estética também conta, é importante saber que a integração desta opção não vai arruinar a decoração lá de casa, uma vez que ambos os modelos disponíveis são compactos, seguindo um estilo minimalista intemporal, sendo muito fáceis de transportar e instalar em qualquer local. O modelo MA-E85R-E é perfeito para purificar o ar nas diferentes divisões de uma habitação, enquanto o modelo MA-E100R-E é maior, logo, ideal para ambientes amplos de uma casa ou espaço comercial, estando equipado com um sensor de presença e com um sistema de rotação automática.

Além de tudo isto, e porque há sempre que manter os pés na terra, saiba que os filtros usados foram concebidos de forma a durar até oito anos, o que permite uma considerável redução dos custos de manutenção, tornando este um excelente investimento na saúde de toda a família. E agora que já não tem dúvidas, relaxe e respire fundo. Afinal, já não corre o risco de espirrar.


[1] Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, “Perguntas Frequentes: Rinite e Asma”, disponível em: https://www.spaic.pt/perguntas-frequentes.

[2] Idem.

[3] Bousquet, J. et al. (2009), “GA2 LEN (Global Allergy and Asthma European Network) Addresses the Allergy and Asthma Epidemic”, Allergy, 64: 969–977.

[4] Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, “Perguntas Frequentes: Asma e Alergia”, disponível em: https://www.spaic.pt/perguntas-frequentes.

[5] Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, “Perguntas Frequentes: Rinite e Asma”, disponível em: https://www.spaic.pt/perguntas-frequentes.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários