Movimento proTejo contra obras que incluem túnel para levar água do Zêzere para o Tejo

Ambientalistas acusam “bloco central” de apoiar obras “desnecessárias” que podem custar 5 mil milhões aos contribuintes e prepara queixa na Comissão Europeia.

Foto
Teresa Abecasis

O proTejo acusa o Governo socialista e o PSD de se estarem a unir na defesa de obras hidráulicas “desnecessárias” na bacia do Tejo que poderão custar 5 mil milhões de euros aos contribuintes portugueses. O movimento ambientalista cita recentes declarações do ministro Matos Fernandes e um projecto de resolução de sentido semelhante apresentado, na passada sexta-feira, pelo grupo parlamentar do PSD. Considera que as obras previstas não se justificam e defende, em alternativa, a exigência do cumprimento dos caudais mínimos pelas autoridades espanholas e a construção de uma nova estação de captação de água na lezíria do Tejo, estimada em apenas 10 milhões de euros. Se o Governo português insistir em projectos que o proTejo entende que vão contra as directivas e estratégias da União Europeia, o movimento promete avançar com uma queixa formal contra Portugal e Espanha na Comissão Europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários