Analítica e Automação

É pequena a distância que separa a regulação essencial da regulação excessiva e os compromissos são, muitas vezes, difíceis.

A área de conhecimento a que agora chamamos Inteligência Artificial resulta da convergência de muitas tecnologias distintas, desenvolvidas ao longo de mais de sete décadas. De facto, a Inteligência Artificial inclui áreas tão diversas como algoritmos de procura de soluções, como os que usamos para determinar o trajecto mais rápido para um destino, métodos para processamento de linguagem natural, escrita e falada, robótica móvel e fixa, visão por computador e aprendizagem automática, que permite aos computadores aprenderem por experiência. Esta grande variedade de tecnologias e a grande abrangência desta área de conhecimento faz com que, por vezes, não seja claro o que é e o que não é Inteligência Artificial. Muitas das tecnologias que usamos hoje, tais como comunicações móveis e fixas, computadores, protocolos de segurança e aplicações baseadas em blockchain não são, tradicionalmente, consideradas como fazendo parte da grande área da Inteligência Artificial embora possam sempre existir relações mútuas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários