A ESAD quer saber: como foi a tua experiência de confinamento?

A Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos quer fazer uma reflexão sobre o habitar em tempos de pandemia e lança uma open call para estudantes criativos. Em Maio de 2022 está prevista uma exposição e a edição de um livro.

Foto
Jessica Soffiati & Gian Luca Mazza

Até 21 de Novembro, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos desafia estudantes de design, arte ou arquitectura a participarem no projecto Dwelling in Transition — Experiences from Lockdown. Com a recolha de “experiências, reflexões ou testemunhos sobre o habitar em contexto de confinamento”, a iniciativa da ESAD-IDEA quer alcançar uma “reflexão sobre o espaço doméstico”.

Francesca Vita, uma das coordenadoras do projecto e designer de interiores, revela que “habitar não se limita ao espaço doméstico e às suas rotinas”. “Habitar é também o relacionar com o espaço, com a cidade”, sublinha, coisa que foi impossibilitada durante o confinamento.

Foto
Jessica Soffiati & Gian Luca Mazza

Sob a coordenação de Ana Sofia Cardoso, Francesca Vita, Maria Milano e Marta Cruz, ideia é construir, em Maio de 2022, uma exposição e uma publicação com os diversos pontos de vista pessoais, poéticos e artísticos, em diversos formatos: desenhos, textos, fotografias, colagens, vídeos, etc. “O que se procura é a diversidade das reflexões”, diz Francesca Vita.

Um conjunto de palavras-chave estabelecidas de antemão procura dinamizar a reflexão sobre a experiência do habitar. Verbos como repousar, suspender e murmurar ou objectos, tais como puxador, espelho ou chávena de café, são palavras que devem inspirar os concorrentes “a criarem um universo”. O interessante, confessa, “vai ser perceber as sensações, os ensinamentos, as visões sobre o habitar a partir desta experiência de confinamento”

A open call dirige-se a todos os estudantes do ensino superior, de forma individual ou colectiva, das áreas de formação em design, arte ou arquitectura, de todas as nacionalidades. O regulamento pode ser consultado aqui.

Foto
Jessica Soffiati & Gian Luca Mazza

Texto editado por Ana Maria Henriques