Tóquio 2020: Selecção belga de basquetebol 3x3 sob suspeita de fraude

A equipa, que terminou em quarto lugar, é suspeita de se ter inscrito em até 27 torneios inexistentes para aceder aos Jogos Olímpicos.

Foto
Selecção belga de basquetebol 3x3 terminou os Jogos Olímpicos de Tóquio no quarto lugar Diogo Ventura

Várias associações belgas de basquetebol solicitaram esta terça-feira uma investigação à Unidade de Fraude Desportiva da polícia federal para determinar se a equipa de basquetebol 3x3 do país se inscreveu em torneios inexistentes para se qualificar para os Jogos Olímpicos.

A equipa de basquetebol 3x3 belga, que alcançou o quarto lugar em Tóquio 2020, ter-se-á inscrito em até 27 torneios fictícios, entre Agosto e Outubro de 2019, para obter a pontuação necessária no “ranking” da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) para se apurar para as eliminatórias que davam acesso aos Jogos Olímpicos.

“Várias associações belgas de basquetebol, a nível nacional e regional, reuniram as informações de que dispõem e transferiram-nas para a polícia federal para que este assunto seja investigado em profundidade pela Unidade de Fraude Desportiva”, revelou a Federação belga de basquetebol através de um comunicado.

Ainda segundo o organismo, as informações disponíveis neste momento não são suficientes para suspender os jogadores que representaram a Bélgica nos Jogos Olímpicos, e que vão disputar neste fim-de-semana o Campeonato da Europa de basquetebol 3x3, em Paris.

Sugerir correcção
Comentar