Instagram

James desenha paisagens e retratos com máquinas de escrever

Jovem inglês usa os caracteres de máquinas de escrever para fazer desenhos de paisagens ou retratos, o que pode levar dias.

Fotogaleria

James Cook, um jovem de 24 anos de Essex, Inglaterra, desenha paisagens e retratos com caracteres de máquinas de escrever vintage. O passatempo começou há sete anos, mas só há cerca de dois, depois de se formar em arquitectura, é que lhe tem dedicado mais tempo.

O processo de trabalho depende do tipo de desenho que tem em mãos – paisagens ou retratos. No caso de ser o último, começa “por fazer um esboço com a máquina de escrever, de forma muito vaga que mal se consegue ver na página”, explica James ao P3. Depois, constrói o desenho a partir daí, vai sombreando à medida que escreve na página e, no final, faz o contorno das formas.

“Nos olhos utilizo as teclas dos parêntesis para fazer as curvas e para deixar espaço em branco uso a tecla zero; em edifícios costumo usar a tecla de sublinhado”, descreve, ao mesmo tempo que adianta só ter “40 a 44 teclas na máquina de escrever para construir as formas e sobrepô-las”.

A colecção de máquinas de escrever já vai em 30 exemplares, mas “começou apenas com uma”. A primeira da colecção é o modelo verde de Oliver Courier, datada de 1956, a mais antiga remonta a 1929 e a mais recente é de 1991.

Dependendo do tema e do tamanho, os desenhos podem levar entre três a quatro dias até uma semana para serem ficarem prontos. Em trabalhos de maior escala, James divide o desenho e, depois, volta a unir para o tornar num só. “O que eu prefiro é quando alguém diz 'Podes desenhar neste local?' e então eu tenho de ir até lá e realmente absorver a vista para fazer o desenho, o que é muito melhor do que trabalhar dentro de casa”, confessa James.

“Obviamente, devido ao meu historial de arquitectura, prefiro desenhar edifícios, mas ao receber encomendas das pessoas sou desafiado a aprender e a desenhar novos assuntos”, refere. Por essa razão é que James não desenha apenas paisagens, mas também faz retratos

Os preços variam conforme "o tema, a escala e a complexidade do desenho". Os pedidos de tamanho A4 variam, mais ao menos, entre os 260 e os 315 euros. Os desenhos A3 custam entre os 350 e os 430 euros. Já as obras maiores, de tamanho A2, são vendidas a mais de 700 euros.

Nas próximas semanas, James vai estar em Londres para desenhar o farol Trinity Buoy Wharf — e, se tudo correr bem, espera fazer lá uma exposição.

Texto editado por Ana Maria Henriques

James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook
James Cook