Devolver garrafas em 23 supermercados deixou de dar desconto e entregas caíram 70%

Projecto-piloto permitiu recolher, entre Março de 2020 e Junho de 2021, 16,2 milhões de garrafas destinadas à reciclagem.

Foto
Máquinas ainda aceitam garrafas, que são enviadas para reciclagem, mas já não dão incentivo monetário aos utilizadores Gonçalo Dias

O projecto-piloto que previa premiar com um talão de alguns cêntimos os consumidores que colocassem garrafas de plástico usadas numa das 23 máquinas automáticas instaladas em grandes superfícies de todo o país está quase a terminar, mas o factor essencial que terá levado à enorme adesão do público já não está em vigor. Desde o final de Fevereiro que o talão que dava acesso a descontos nas compras a efectuar deixou de ser pago, passando o valor respectivo a reverter directamente para instituições. E em Maio também essa possibilidade terminou, por se ter esgotado a verba afecta ao projecto. As entregas nas máquinas caíram para 30% da média.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários