Já temos 70% da população vacinada com 1 dose. Mas não se pode falar em imunidade de grupo

Os cálculos da imunidade de grupo tiveram que ir sendo alterados, à medida que foram surgindo novas variantes do vírus, mais transmissíveis. O número mítico - 70% - está completamente desactualizado.

Foto
Mesmo com vacinação, imunidade de grupo não é garantida Miguel Manso

A meta de ter 70% da população vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose foi atingida na sexta-feira, antes mesmo da data projectada. É uma boa notícia, mas estamos longe de poder respirar de alívio, até porque a associação deste número mítico ao conceito de imunidade de grupo está completamente desactualizada. Esta meta tem, aliás, vindo a ser esticada sucessivamente com o aparecimento das novas variantes e já se admite a hipótese de que nunca chegue a ser atingida, sequer. Como os especialistas não se cansam de explicar, ter 70% da população vacinada, mesmo com as duas doses, não é suficiente para travar totalmente a circulação do SARS-CoV-2.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários