O que fazer às cidades entre a terra seca e a terra molhada

A tragédia humana do colapso da torre de apartamentos em Miami é a evocação mais dolorosa dos riscos com que se deparam as cidades, tão diferentes dos do passado. Hoje são obrigadas a repensar o seu próprio ordenamento e o que fazer com o poder que têm para definir o solo e o seu uso. Pode ser na Florida do Sul ou no Bangladesh, em Osaka ou em Matosinhos.

Foto
Marco Bello/Reuters

O traço mais distintivo das cidades contemporâneas é viverem sob a pressão combinada da sua sociodemografia e das alterações climáticas provocadas pelas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), pelas quais são responsáveis na sua grande maioria. As estimativas sobre a percentagem da população mundial a viver nas cidades variam entre mais de metade, 4,2 mil milhões e cerca de um terço da população, 2,59 mil milhões de pessoas, consoante o critério utilizado (1).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários