Património ou constrangimento? A identidade conflituosa do templo goês

O templo goês, um tipo arquitetónico pouco reconhecido e de pronunciada heterogeneidade, que se espalhou por Goa no início do século XX, está a desaparecer a passos largos ao ser substituído por formas arquitetónicas historicistas de outras partes da Índia. A investigadora Amita Kankear ensaia as razões desta transformação.

Foto
Cortesia de Mita Kakodkar

O gosto, ou a opção estética, na arquitetura dos templos em Goa tem vindo a mudar desde o fim da era portuguesa até hoje, o que faz com que o templo goês seja atualmente uma parte do património cultural seriamente ameaçada. Contudo, a perda potencial desta singular arquitetura dos templos não parece preocupar, de forma alguma, os seus patronos; de facto, são eles a força motriz por trás do seu declínio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar