Na Quinta do Seixo as vinhas estão a ajudar a combater o uso de pesticidas

A quinta do grupo Sogrape Vinhos está envolvida num projecto internacional, financiado com fundos europeus, que pretende encontrar novas soluções, mais sustentáveis ambientalmente, para combater doenças como o míldio e o oídio.

Foto

Debruçada sobre um dos pés de vinha da Quinta do Seixo, cabeça protegida por um chapéu contra o sol forte da tarde, Sofia Correia vai escrevendo a informação que lhe é dada por cada folha e os ainda minúsculos cachos de uva à sua frente. Procura sinais de alguma das doenças que continuam a afectar a vinha, sobretudo o míldio e o oídio. E no conjunto de folhas que segura numa capa fina vai apontando dados que, daqui a uns meses, permitirão perceber se os pesticidas que têm sido utilizados no combate a estas doenças podem ser substituídos eficazmente por produtos mais benéficos para o ambiente. Não parece, mas estes socalcos a derramar-se sobre o rio Douro são uma espécie de laboratório de ensaio. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários