Submarino indonésio desaparece com 53 tripulantes a bordo

A embarcação estava a realizar um exercício com torpedos nas águas a Norte da ilha de Bali, quando o contacto se perdeu durante a madrugada desta quarta-feira.

Foto
Imagem do KRI Nanggala-402 disponibilizada pela Marinha indonésia INDONESIAN NAVY/EPA

A marinha indonésia está à procura de um submarino que desapareceu com 53 pessoas a bordo esta quarta-feira, no norte de Bali. As autoridades já pediram ajuda à Austrália e a Singapura para encontrar pistas sobre o paradeiro da embarcação, avançou o chefe militar indonésio à Reuters.

O submarino KRI Nanggala-402 estava a levar a cabo um exercício com torpedos nas águas a norte da ilha de Bali, mas deixou de transmitir os dados como se esperava, disse um porta-voz da marinha.

“Ainda estamos a procurar 53 pessoas nas águas de Bali, mais precisamente a 96 quilómetros da ilha”, disse Hadi Tjahjanto, chefe militar, confirmando que o país já pediu ajuda às nações vizinhas.

O contacto com o submarino foi perdido durante a madrugada, por volta das 4h (20h de terça-feira em Portugal continental). A BBC avança que a embarcação ficou incomunicável logo a seguir a ter recebido autorização para mergulhar a maior profundidade.

Os militares estão, “nesta altura, em busca”, disse Julius Widjojono, porta-voz da Marinha indonésia, sublinhando que, apesar do conhecimento da área, as águas são muito profundas no arquipélago de Bali.

O Ministério da Defesa avançou que, enquanto era realizada uma busca aérea pelo submarino desaparecido, foi encontrado um derrame de petróleo num local próximo à última posição conhecida da embarcação. O derrame pode significar que existem danos no tanque de combustível ou pode ser um sinal da tripulação, disse a marinha. Foram destacados dois navios com sistemas de sonar para ajudar nas buscas, avançou o ministério em comunicado.

“É possível que durante o mergulho tenha ocorrido um problema e que os tripulantes tenham perdido o controlo. Por essa razão, os procedimentos de emergência podem não ter sido realizados e a embarcação pode ser caído a uma profundidade de 600-700 metros”, disse a marinha num comunicado. O submarino foi construído para aguentar pressão a uma profundidade máxima de cerca de 250 metros, referi um oficial à Reuters.

O KRI Nanggala-402, que pesa 1395 toneladas, foi construído na Alemanha em 1978, de acordo com o site do governo da Indonésia. O submarino, que se juntou à frota da Indonésia em 1981, foi remodelado durante dois anos na Coreia do Sul, processo que ficou concluído em 2012.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários