Áreas marinhas mais protegidas e ataque mais forte ao plástico: a Estratégia do Mar 2021-2030 está pronta

Documento já passou pela discussão pública e deverá ser aprovado em breve em Conselho de Ministros. Versão final quantifica várias medidas; por exemplo, já não se pretende apenas “aumentar” o emprego em “economia azul”, quer-se que ele aumente “em 30%”.

Foto
A nova estratégia deverá ditar a nossa relação com o mar durante esta década Nelson Garrido

Depois de passar pelo processo de discussão pública, a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2021-2030 está pronta e deverá ser aprovada em breve em Conselho de Ministros. A principal alteração nota-se na quantificação que é introduzida em muitas das metas que se pretende alcançar. Em vez do simples desejo de “aumentar” vários contributos do oceano para a realidade nacional, há agora percentagens bem definidas em campos como o emprego ligado à “economia azul”, que o país quer ver crescer em 30%. O combate à poluição pelo plástico ganha nova força e a protecção das áreas marinhas nacionais está mais definido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar