Dessalinização, vouchers para o emprego e mineração na estratégia para o mar

A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 propõe 160 medidas, destinadas a cumprir dez objectivos estratégicos definidos no documento que está aberto à discussão pública até 2 de Novembro.

Foto
O mundo está a olhar cada vez mais para o mar e para as suas necessidades e potencialidades, e Portugal não é excepção Paulo Pimenta

O oceano e a sua importância enquanto regulador do clima, tesouro da biodiversidade e garante da vida tardaram em ser reconhecidos pelas instituições nacionais e internacionais que batalham por um mundo mais equilibrado e ecologicamente sustentável. Mas esse tempo passou e, por cá, o mais recente documento voltado para o que temos de fazer pelo oceano e o que podemos retirar dele foi elaborado pelo Ministério do Mar e está em discussão pública até 2 de Novembro. A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 tem 160 medidas que pretendem responder a dez objectivos em que o conhecimento e a tecnologia atravessam praticamente todos os sectores e em que Combater as Alterações Climáticas e a Poluição e Restaurar os Ecossistemas surge à cabeça de todos eles. Há propostas de investimento na dessalinização, numa frota marítima mais sustentável e, também, e talvez a mais polémica de todas, mais uma fresta da porta que se abre à mineração marinha.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção