Um lagarto gigante subiu às prateleiras de uma loja na Tailândia em busca por comida

Os lagartos-monitores asiáticos, apenas ultrapassados em tamanho pelo dragão-de-komodo, vivem normalmente em canais e lagos, em climas consideravelmente húmidos.

Foto

Entre gritos e gargalhadas, os funcionários de uma loja de conveniência tailandesa tentaram tratar da melhor forma um cliente invulgar: um lagarto-monitor. 

Os lagartos predadores, da família dos Varanídeos, são conhecidos por serem excelentes trepadores. E o animal provou-o, escalando agilmente até ao topo das prateleiras. Apesar da voracidade com que entrou na loja, o lagarto não conseguiu roubar nenhum alimento.​

Um funcionário da loja chamou a polícia, que recorreu a tratadores de répteis para arrastarem o lagarto para o exterior. Os lagartos-monitores asiáticos, apenas ultrapassados em tamanho pelo dragão-de-komodo, vivem normalmente em canais e lagos, em climas consideravelmente húmidos. O aumento da temperatura global associado às alterações nos regimes de chuva, e à perda de habitat, estão a pôr em risco a sobrevivência dos lagartos, mostrava um estudo em 2019, publicado na revista Nature Communications.

Com os últimos meses de tempo seco, e com pouca chuva, é possível que o animal filmado na loja nas proximidades de Banguecoque tenha saído para procurar comida.