China e Rússia suspeitas de fazerem ciberespionagem a Portugal

Relatório Anual de Segurança Interna 2020, apresentado na semana passada, reconhecia aumento da ciberespionagem “de origem estatal”, mas não especificava os países que estariam por trás dela.

Foto
Kacper Pempel/REUTERS

A ciberespionagem cresceu no ano passado em Portugal, como reconhece o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2020, apresentado na semana passada. O documento fala no aumento de “ameaças persistentes, tecnologicamente avançadas, de origem estatal”, mas não indica os países que serão os autores dos ataques informáticos. Quatro fontes contactadas pelo PÚBLICO, que investigam e analisam este tipo de fenómeno e de criminalidade, identificaram esses países como sendo a China e a Rússia. Alguns destes ataques estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 51 comentários