Multas até 10 mil euros para falsas fundações

Executivo prepara proposta de lei que prevê coimas para entidades que usem título de fundação sem o serem. Reportagem da SIC apresentou em Janeiro caso de entidade que financiou Chega e que, não sendo fundação, utilizava essa denominação.

Foto
Presidência do Conselho de Ministros tem a tutela das fundações NFS - Nuno Ferreira Santos

O Governo quer aplicar multas que podem chegar aos 10 mil euros a entidades que se fazem passar por fundações não tendo sido reconhecidas como tal. A regra consta do projecto de proposta de lei que altera a Lei-Quadro das Fundações e que o executivo está a preparar para levar a Conselho de Ministros. Em Janeiro, uma reportagem da SIC deu a conhecer o caso da Fundação De Paço, uma entidade que se apresentava publicamente como sendo uma fundação, mas que não detinha esse estatuto. Esta fundação é financiadora do Chega de André Ventura. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar