Porto Design Biennale’21 revela os oito projectos vencedores

A decorrer entre 2 de Junho a 25 de Julho, entre o Porto e Matosinhos, a segunda edição da iniciativa vai abordar o tema Alter-realidades: Desenhar o presente.

Foto
A Porto Design Biennale começou em 2019, com exposições no Porto e em Matosinhos ADRIANO MIRANDA

A Porto Design Biennale (PDB) anunciou esta quinta-feira os oito projectos vencedores da open call, que a organização lançou no âmbito da programação paralela, e que integrarão as actividades satélite do evento, marcado para Julho deste ano.

Em comunicado, a PDB, promovida pelos municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pelo centro de investigação da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), vai decorrer nas duas cidades entre 2 de Junho e 25 de Julho, sob o tema Alter-realidades: Desenhar o presente. “Tendo como eixo central a reflexão sobre o tema geral desta edição, as candidaturas seleccionadas desenham um caderno de actividades, instalações, oficinas e criação que, entre o digital e o espaço público, se propõem a traçar novas linhas de conexão entre as comunidades locais, a debater a diversidade e a preservação ambiental e a apontar rotas para um futuro que transformem as relações de poder e combatam a exclusão social”, explica a organização.

Yugen App, por Alexander Burenkov; A Recolectora, por Alexandre Delmar; Outras Paisagens: Petit folies sobre o Douro, por Ana Neiva e João Nuno Gomes; e Caring Assemblies. Designing for better futures, por Bartlebooth - Antonio Giráldez, López, Pablo Ibáñez Ferrera, são quatro dos projectos seleccionados. Os restantes seleccionados, para as actividades satélite da PDB'21, são Control Wars Laboratorio, por Grace Turtle; For the Record: The politics of design in music video, pelo Het Nieuwe Instituut; Exploratório com impact: Design participativo para o habitat dos 99%, por Inês Alves e Lara Plácido; e Aqui ficam dragões, por Luis Galan.

A organização acrescenta no comunicado que “jogos, aplicações, workshops, ciclos de conversa, visitas guiadas, jantares, instalações e performances” são igualmente algumas das propostas que integrarão o programa de actividades a ser desenvolvido nos meses de Junho e Julho.

“Escolhida está também a equipa de design gráfico que irá desenvolver a imagem visual da Biennale, que, este ano, estará nas mãos do colectivo 1234, composto por Irina Pereira, João Castro, Miguel Almeida e Serafim Mendes”, refere ainda a organização.

A PDB sublinha que “o grande desafio do evento para este novo ano é o de convocar a sociedade, a academia, a indústria, as instituições e os agentes culturais para uma reflexão dinâmica sobre a construção de um futuro ‘glocalizado'”.

Em 2019, a primeira edição da PDB mobilizou cerca de 50 mil pessoas ao longo de 81 dias, num programa que integrou cerca de 300 projectos e 60 eventos, como exposições, oficinas, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos, envolvendo 20 curadores e 310 participantes de 18 nacionalidades.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários