Covid-19: Moçambique recebe primeiras vacinas da China

Anúncio foi feito pelo Presidente Filipe Nyusi, que diz ter sido resultado de contactos directos com o homólogo chinês, Xi Jinping.

Foto
Filipe Nyusi agradeceu ao "povo irmão" da China pelo envio das primeiras vacinas contra a covid-19 Hannibal Hanschke

A primeira vacina para a covid-19 chega esta quarta-feira a Moçambique oriunda da China, anunciou o Presidente da República, Filipe Nyusi.

“Chega ao país na tarde desta quarta-feira o primeiro lote da vacina”, escreveu o chefe de Estado na rede Facebook. Segundo referiu Filipe Nyusi, a chegada da vacina ao país é o resultado de contactos com o Presidente chinês, Xi Jinping, mantidos “nos últimos dois meses”.

Numa primeira fase, visa proteger “grupos prioritários, entre eles, os profissionais da Saúde”. “Com a chegada deste lote, o nosso desafio continua, de modo a garantir a vinda de outras doses, cujas negociações estão numa fase avançada com os nossos parceiros”, acrescentou.

Moçambique aguarda também pela sua parte no âmbito do mecanismo internacional COVAX.

Filipe Nyusi termina a mensagem com um agradecimento “ao Presidente Xi e ao povo irmão da República Popular da China”.

Moçambique tem um total acumulado de 606 mortes e 56.595 casos de covid-19, após uma subida vertiginosa em Janeiro. Só no primeiro mês do ano, o país registou mais casos e mortes que em todo o ano de 2020, elevando para mais de 300 o número de internamentos, pressionando o sistema de saúde.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários