Na Europa sem fronteiras só três capitais não têm comboios internacionais. Lisboa é uma delas

Viena, Berlim e Budapeste são responsáveis por um terço dos comboios internacionais entre capitais europeias. As capitais dos países periféricos são as que têm menos ligações ferroviárias internacionais. Em Ano Europeu do Transporte Ferroviário, viajar de Lisboa a Madrid obriga a apanhar quatro comboios e a fazer três transbordos.

Foto

O Lusitânia Expresso era um comboio nocturno que desde 1943 ligava Lisboa a Madrid. Em Março do ano passado, devido à pandemia, o serviço foi suspenso e a Renfe (operador espanhol que explorava este comboio em sociedade com a CP) já fez saber que não o pretende retomar tendo em conta o seu défice de exploração.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Lusitânia Expresso era um comboio nocturno que desde 1943 ligava Lisboa a Madrid. Em Março do ano passado, devido à pandemia, o serviço foi suspenso e a Renfe (operador espanhol que explorava este comboio em sociedade com a CP) já fez saber que não o pretende retomar tendo em conta o seu défice de exploração.