Por dia e por concelho, a Pandemia Clara mostra quais as restrições em vigor

Posso sair de casa depois das 13h? O comércio da minha cidade está aberto ao fim-de-semana? Por dia e por concelho, a plataforma Pandemia Clara simplifica a explicação das regras impostas pelo Governo.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Que restrições à circulação estão hoje em vigor no meu concelho? E amanhã? Com o objectivo de “ser simples”, a plataforma Pandemia Clara quer facilitar a visualização das regras impostas pelo Governo português em tempo de pandemia, por dia e por concelho.

Neste site, de forma simples, é possível seleccionar o dia e o concelho e encontrar as regras associadas. “É difícil pôr aquela informação toda de uma forma clara e nós encontrámos uma forma de o fazer”, conta ao P3 Luís Carmona, quem teve a ideia do projecto juntamente com Nelson Duarte. As suas próprias dúvidas, acrescenta, ajudaram no desenvolvimento do projecto.

A base é o calendário. “O que nós fizemos foi o desenvolvimento técnico e o design de termos de ter um calendário, os concelhos e as regras. Olhámos para as regras e pensámos ‘Eu não percebo nada disto'”, admite. E com a ajuda de Eva, amiga de Luís, começaram a simplificar a linguagem, que começou por ser ipsis verbis aquilo que o Governo decretava.

Foto

“Nós simplificámos as coisas para ser ao dia e por concelho. [A parte do] concelho é tão simples que foi por isso que funcionou”, reflecte Luís. Ambos sentem “o peso da responsabilidade” e, com a ajuda da centena de emails que já lhes chegaram com sugestões de correcções, vão alterando e dando a melhor informação possível. “Corremos o risco de desinformar e isso é uma coisa que me causa muito stress. Por isso, se temos alguma coisa mal temos de corrigir logo. Temos sempre essa atenção”, sublinha.

Luís e Nelson trabalham juntos há dez anos. “Como já temos as nossas regras de trabalho em equipa, então foi fácil para ele desenhar o layout e eu perguntar ‘Olha, o que queres que aconteça aqui neste momento?’, e eu fazia acontecer”, relata Nelson, que escreveu o código do site, online desde 23 de Novembro.

Actualmente, o site conta com informações relativas também aos testes à covid-19 e aos critérios para vacinação. Conforme vamos sabendo mais, vamos acrescentando informação (...). Só queremos ajudar”, resumem Luís, Nelson e Eva. Em troca, pedem um cafezinho.

Texto editado por Ana Maria Henriques