Investigadores criam kit de robótica low cost para ensino nas escolas

Projecto Erasmus+ KA202 Robots for STEM, coordenado por um investigador da UTAD, tem como objectivo o desenvolvimento de um kit de robótica educativa

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Paulo Pimenta

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a coordenar o desenvolvimento de um kit de robótica low cost para ajudar crianças e adolescentes a desenvolver competências em diferentes áreas, como informática, física ou matemática. “O objectivo é um menino, um robô”, afirmou à agência Lusa Rolando Barradas, estudante de doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da UTAD.

O investigador referiu que na maior parte das escolas o que se verifica é a existência de “dois ou três robôs” para uma turma e apontou as dificuldades de orçamento para a aquisição destes equipamentos. “O objectivo é criar algo que seja mais acessível. Na prática não se vai criar nada de novo, mas juntar peças já existentes de forma a criar um kit mais acessível comparativamente com as coisas que existem no mercado”, salientou.

O projecto Erasmus+ KA202 Robots for STEM foi aprovado em Agosto, dispõe de um orçamento de 235 mil euros, tem a duração de 24 meses e pretende atrair “futuros alunos para a área das Ciências e Tecnologia”. “Tem como objectivo o desenvolvimento de um kit de robótica educativa destinado, numa primeira fase, a crianças e adolescentes entre os 10 e os 13 anos de idade, que possa ser utilizado como uma ferramenta de ensino interdisciplinar, aplicada directamente nos currículos”, explicou Rolando Barradas.

A ideia é, acrescentou, “criar um currículo para determinadas disciplinas para além de informática e robótica, como a física e matemática, com exercícios que possam ser resolvidos através desse robô”. Rolando Barradas explicou que cada kit disporá de um robô que as crianças têm que começar por construir.

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O investigador Rolando Barradas DR

O também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) considerou que a utilização deste tipo de ferramentas promove as “competências técnicas dos alunos, permitindo o desenvolvimento de outras competências indispensáveis no século XXI tais como o pensamento computacional e a resolução de problemas”.

A ideia para o projecto surgiu de um dos trabalhos da tese de doutoramento de Rolando Barradas e tem a orientação dos docentes Salviano Pinto Soares e António Valente, da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. O projecto junta um consórcio formado por cinco escolas de ensino básico, o Colégio Paulo VI, em Portugal, e outras quatro na Turquia, Itália, Lituânia e Croácia, uma empresa portuguesa de formação de professores e uma empresa especializada em consultoria de projectos de Inglaterra.

O consórcio pretende também desenvolver um teaching and learning toolkit, ou seja, uma ferramenta com actividades para alunos e práticas pedagógicas em cenários educativos inovadores para professores, e um livro com as experiências de ensino e as percepções dos alunos sobre as práticas pedagógicas utilizadas no projecto.

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