Roglic brilha na Vuelta e já faz sombra ao líder Carapaz

Na quinta-feira haverá etapa plana, pensada para os ciclistas mais rápidos em sprint.

O pelotão da Vuelta 2020
Fotogaleria
O pelotão da Vuelta 2020 LUSA/Kiko Huesca
Roglic na Vuelta 2020
Fotogaleria
Roglic na Vuelta 2020 LUSA/KIKO HUESCA

A camisola vermelha da Volta a Espanha continua no corpo de Richard Carapaz (Ineos), mas o ciclista equatoriano viu reduzida a vantagem para um dos principais rivais na luta pela vitória.

Numa chegada em alto, na etapa 8, Primoz Roglic (Jumbo) fez um ataque explosivo numa subida muito dura e, depois de um grande duelo corpo a- corpo com Carapaz, deixou o líder da Vuelta “sentado”.

A vantagem do esloveno na meta não chegou para tirar a camisola vermelha a Carapaz, mas a classificação mostra, agora, distâncias mais curtas. O trepador da Ineos tem 13 segundos de vantagem para Roglic e 28 para Dan Martin. Um dos derrotados do dia acabou por ser Hugh Carthy, que caiu do segundo para o quarto lugar.

Rui Costa tentou novamente

Nesta quarta-feira, a etapa – que já não teve os desistentes Tom Dumoulin, Kenny Elissonde e Michal Golas – decorreu com uma fuga quase do princípio ao fim, num grupo de sete ciclistas que teve Rui Costa. O português voltou a tentar a sua sorte na Vuelta, mas, novamente, sem sucesso.

A fuga foi neutralizada a cerca de dez quilómetros do final, antes de uma subida que traria chegada em alto no Alto de Moncalvillo – uma escalada de cerca de oito quilómetros, com uma inclinação que chega aos 15%.

Na zona mais dura da subida, já dentro dos últimos cinco quilómetros, Hugh Carthy atacou entre os favoritos e o líder da classificação, Richard Carapaz, não teve força para seguir. Terá sido bluff? Talvez. É que o camisola vermelha fechou o espaço a pouco e pouco e, mal “caçou” Carthy e Kuss, atacou ele próprio subida acima, seguindo apenas com Roglic.

O esloveno acabou por ainda ter forças para uma aceleração adicional e deixou Carapaz “sentado”, depois de alguns ataques e contra-ataques entre ambos.

Nesta quinta-feira haverá uma etapa 9 de percurso plano, pensado para os ciclistas mais rápidos ao sprint, que muito têm sofrido numa Vuelta recheada de montanha.

Sugerir correcção