Poucos professores e menor qualidade na formação afectam ensino de Matemática

Grupo de peritos nomeado pelo Governo revela que em 2017/2018 só houve 30 inscritos no mestrado de Ensino de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Foto
Grupo de trabalho foi criado para responder ao insucesso em Matemática PAULO PIMENTA

Não será só a escassez mas também a “qualidade da formação” dos professores de Matemática que “podem gerar num futuro próximo” dificuldades ao ensino desta disciplina no ensino básico e secundário. A constatação é feita no relatório final do Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), criado pelo Governo em 2018, que foi publicado no site da Direcção-Geral da Educação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Não será só a escassez mas também a “qualidade da formação” dos professores de Matemática que “podem gerar num futuro próximo” dificuldades ao ensino desta disciplina no ensino básico e secundário. A constatação é feita no relatório final do Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), criado pelo Governo em 2018, que foi publicado no site da Direcção-Geral da Educação.