Câmara de Coimbra vai financiar recuperação de painel de Vasco Berardo

Intervenção no conjunto de azulejos integra projecto que deverá receber apoio de 20 mil euros

camara-coimbra,patrimonio,artes,local,coimbra,
Fotogaleria
DR
camara-coimbra,patrimonio,artes,local,coimbra,
Fotogaleria
DR

Depois de duas décadas a cair aos pedaços, o painel de azulejos que o artista plástico Vasco Berardo desenhou para o Largo da Cruz de Celas vai ser alvo de uma intervenção de restauro. O projecto tinha já sido anunciado pela Associação Vasco Berardo (AVB), criada recentemente para preservar a memória e o trabalho do artista que morreu em 2017, mas faltava financiamento.

Nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Coimbra anunciou que os vereadores vão votar, na próxima reunião de executivo, um apoio pontual de 20 mil euros para financiar um projecto que inclui a recuperação do painel de 40 metros quadrados que retrata várias cenas da vida do Mosteiro de Celas. 

Ao PÚBLICO, o presidente da AVB, Nuno Berardo, mostrou-se satisfeito com o financiamento que vai permitir a intervenção no painel. Tendo já um orçamento para a requalificação, “a ideia é avançar o mais rapidamente possível”, sendo “ideal que estivesse pronto no próximo semestre”. A recuperação é um trabalho de exteriores que envolve restauro de toda a componente pictórica, mas também do próprio muro que a suporta. Por isso, o avanço dos trabalhos vai depender também das condições meteorológicas.

O painel de azulejos começou a deteriorar-se poucos anos depois da sua constituição, em 1991, e tinha vários problemas de raiz, desde a falta de juntas de dilatação a uma instalação que não teve em conta a grande amplitude térmica a que o conjunto está sujeito. Depois de contactar uma empresa especializada, Nuno Berardo, que é filho do artista, estima que a intervenção custe entre 10 e 15 mil euros.

Além da intervenção no painel, o projecto “Das Mãos de Vasco Berardo”, que deverá ser financiado pela autarquia, inclui a produção de um livro fotobiográfico, acrescenta autarquia. A verba de 20 mil euros será atribuída no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural. 

“A associação pretende realizar a reabilitação integral de uma das mais emblemáticas obras do artista plástico” conimbricense “que tanto contribuiu para o desenvolvimento artístico e cultural do município”, nota a autarquia. Nascido em 1933, Vasco Berardo foi pintor, escultor, medalhista e ceramista, tendo deixado várias obras em Coimbra, mas também no resto do país. 

Sugerir correcção