Costa responde a Rio: empresas podem executar 6000 milhões de euros do Plano de Recuperação

Portugal entrega nesta quinta-feira em Bruxelas esboço do Plano de Recuperação e Resiliência para aceder a 12,9 mil milhões de euros. Governo já corrigiu plano, fez contas para responder às críticas e aceitou reforço da fiscalização na execução dos fundos europeus.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Duas horas. Cinco membros do Governo. António Costa apresentou esta quarta-feira o esboço do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que entrega esta quinta-feira em Bruxelas, numa cerimónia que serviu para responder aos críticos e desfazer algumas ideias que têm sido defendidas quanto à execução de fundos comunitários em Portugal. Face ao plano inicial o documento que segue para a Comissão conta com um reforço do peso das empresas – que terão 6000 milhões de euros para executar e aceita a existência de uma comissão de acompanhamento que fiscalize a utilização dos 12,9 mil milhões de euros que chegam a Portugal até 2026.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção