Mesmo em pandemia, estudar longe de casa continua a sair caro

A procura por uma casa barata não é fácil. Num ano em que o número de estudantes universitários aumentou exponencialmente, a oferta tem tentado responder. Mas se é verdade que o alojamento local abriu as portas aos universitários, não há tantas mais camas assim e os preços continuam altos, mesmo em plena pandemia.

Foto
Preço médio por um quarto para estudantes em Lisboa ronda os 335 euros. FAL diz que valor real está mais próximo dos 400 euros Miguel Manso

De malas aviadas para uma nova etapa, milhares de novos estudantes universitários saíram das suas zonas de residência para estudarem noutras cidades, algumas a centenas de quilómetros de casa. Todos os anos, as dificuldades para encontrar alojamento para o ano lectivo são grandes, mas este ano, atípico em todos os aspectos, traz novos problemas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção