“Vista maravilhosa”: autarca de Almada diz que iria viver para o Bairro Amarelo “amanhã”

Autarca elogia “vista maravilhosa” do bairro social. Joana Mortágua criticou a afirmação no Twitter.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, do Partido Socialista, afirmou esta segunda-feira que não se importaria de ir já “amanhã” viver para o Bairro Amarelo, “com aquela vista maravilhosa”. A autarca falava na reunião pública ordinária da Câmara de Almada, na qual foi aprovada a alteração simplificada da Reserva Ecológica Nacional no Porto Brandão (Trafaria, Caparica), na zona do Lazareto.

Inês de Medeiros disse estar a trabalhar em conjunto com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) para retirar o aspecto de gueto do bairro, frisando que “não há territórios para ricos e outros para pobres”. Elogiou também o município que lidera pelo trabalho que tem feito na reconstrução habitacional.

Almada tem este privilégio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos, com uma vista invejosa. Qualquer bairro social da margem Norte tem inveja. Eu própria amanhã iria viver para o Bairro Amarelo com aquela vista maravilhosa”, disse.

A afirmação da autarca foi criticada pela deputada Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, na rede social Twitter. “A presidente da Câmara de Almada acha que os moradores dos bairros sociais são uns privilegiados pela ‘vista-rio’ e até diz que não se importava de mudar para o Bairro Amarelo. Isto enquanto justifica a aprovação de um hotel de cinco estrelas no Porto Brandão. Qualquer comentário é redundante”, escreveu a deputada eleita por Setúbal.

O Bairro Amarelo é um bairro de habitação social localizado perto da Costa da Caparica. Foi considerado um bairro sensível pela PSP devido aos seus problemas de criminalidade recorrentes. 

Sugerir correcção