Neste Verão, foram os portugueses que encheram o país de autocaravanas

Há empresas de aluguer que viram os seus clientes aumentar em 250%. A pandemia explica a procura. No final de Agosto, estariam a circular nas estradas portuguesas e concentradas no sudoeste alentejano e na costa vicentina entre 5 a 10 mil autocaravanas. Acrescem as viaturas de aluguer que não é possível contabilizar.

Foto
Paulo Pimenta

O país assistiu a um invulgar aumento do número de autocaravanas neste Verão, sobretudo nas estradas com ligação à fronteira com Espanha, nos terrenos livres junto a albufeiras de algumas barragens e no litoral alentejano e algarvio. No período pós-confinamento, o aumento exponencial no número de viaturas alugadas no sudoeste alentejano e costa vicentina deu uma visão inusitada do autocaravanismo em Portugal. Não que estas já não aparecessem em grandes números nestas regiões mas vinham um pouco de toda a Europa enquanto neste ano a língua dominante era o português. Para muitos, foi a primeira vez a bordo destas casas com rodas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção