Miguel Oliveira parte do 7.º lugar para o GP da Estíria

Piloto português tinha conseguido o quarto melhor tempo nas sessões de treinos livres de sexta-feira.

Foto
LUSA/CHRISTIAN BRUNA

Miguel Oliveira, piloto da KTM, vai sair da sétima posição da grelha para o Grande Prémio (GP) da Estíria (domingo, 13h), quinta prova do Campeonato do Mundo de MotoGP. Na sessão de qualificação deste sábado, o português ficou a 0,216 segundos do mais rápido, o colega de equipa Pol Espargaró.

Em bom rigor, Oliveira conseguiu o oitavo melhor tempo da sessão, mas o terceiro mais rápido foi Johann Zarco (Ducati). Ora, como o francês foi penalizado pelos comissários com uma saída das boxes, por uma manobra perigosa realizada no GP da Áustria, o piloto português acaba por subir uma posição.

“No geral, foi um dia positivo. Fizemos uma terceira sessão de treinos livres muito boa e também uma super-quarta sessão, com um ritmo de corrida muito forte. Na qualificação dei o meu melhor”, sublinhou o piloto português, detalhando que o objectivo “era um lugar nas duas primeiras filas da grelha”, que falhou por uma posição.

“A terceira linha da grelha é um bom ponto de partida, melhor do que na semana passada”, acrescentou, deixando a garantia de que está “pronto para a corrida”.

Esta foi a segunda melhor qualificação do piloto luso da equipa Tech3, depois do quinto posto conseguido no GP da Andaluzia, na segunda prova do Mundial.

Pol Espargaró, que na última semana protagonizou uma troca acesa de comentário com Miguel Oliveira, na sequência do incidente registado na última corrida, rodou em 1m23,580s, seguido de perto por Takaaki Nakagami (Honda), a 0,022s.

Valentino Rossi (Yamaha) não conseguiu ir além do 15.º posto da grelha, fruto de um despiste na última volta da Q1, na curva nove.

Sugerir correcção