António Costa tem novo chefe de gabinete, chama-se Vítor Escária

Francisco André sai para assumir funções na representação permanente de Portugal junto da OCDE.

Foto
António Costa na tomada de posse do Governo Rui Gaudencio

O economista Vítor Escária foi nesta segunda-feira nomeado chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Costa, substituindo no cargo Francisco André, que vai assumir funções na representação permanente de Portugal junto da OCDE.

De acordo com fonte do gabinete do chefe do executivo, Vítor Escária iniciou hoje funções, sucedendo a Francisco André, que irá transitar para a representação permanente de Portugal junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), sediada em Paris.

Foto
Vítor Escária

Vítor Escária, de 48 anos, economista e professor do Departamento de Economia do ISEG - Lisbon School of Economics and Management, regressa ao gabinete de António Costa, de quem foi assessor económico no executivo anterior. O economista deixou de colaborar com o executivo na sequência do “Galpgate” - viagens oferecidas pela Galp a vários políticos e membros do Governo para assistir a jogos do Euro 2016. Há pouco mais de meio ano, o Ministério Público deu, contudo, o caso por encerrado desde que os titulares de cargos políticos envolvidos pagassem as multas definidas.

Licenciado em Economia, em 1994, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade Técnica de Lisboa, Vitor Escária fez o mestrado na mesma instituição, em 1997, e doutorou-se em 2004, pelo Department of Economics and Related Studies, University of York, do Reino Unido.

Foi considerado um dos 12 alquimistas de António Costa por ter integrado a equipa que preparou o cenário macroeconómico que deu origem ao programa eleitoral do PS em 2015. Antes, Escária foi assessor económico de José Sócrates.

Sugerir correcção