Infracções às regras sanitárias colocam Liga escocesa em risco

O campeonato foi iniciado no início do mês, tendo já sido disputados 11 jogos. Três partidas já foram adiadas.

Foto
Reuters/RUSSELL CHEYNE

O Governo escocês ameaçou nesta terça-feira interromper a Liga de futebol, pouco depois de ter sido iniciada, devido a várias infracções às regras sanitárias impostas para travar a pandemia de covid-19. No imediato, há pelo menos dois jogos que ficam adiados.

O caso mais recente diz respeito ao defesa belga do Celtic, Boli Bolingoli, que reconheceu não ter cumprido quarentena no regresso de férias em Espanha, apesar de ter jogado frente ao Kilmarnock (1-1), no domingo. O clube anunciou a abertura de um inquérito, enquanto o jogador já apresentou um pedido de desculpas.

“Estamos em conversações com o clube e as instâncias federativas do futebol para apurar os factos”, reagiu o Governo escocês, em comunicado. Caso se confirme, “este é um novo incidente grave no futebol escocês, no qual os protocolos violados colocam em causa a saúde pública, pelo que o Governo poderá não ter outra escolha a não ser considerar uma pausa no regresso do futebol na Escócia”, prosseguiu o executivo.

O incidente com Boli Bolingoli juntou-se à polémica passagem num bar, durante a semana passada, de oito jogadores do Aberdeen, dos quais dois tiveram testes positivos à covid-19, levando ao adiamento do encontro do clube com o St. Johnstone.

Horas depois, foi anunciado que os jogos de Celtic e Aberdeen foram adiados. A visita do Celtic ao St. Mirren e a recepção do Aberdeen ao Hamilton, da terceira jornada, agendados para quarta-feira, assim como o encontro entre os dois clubes (Celtic e Aberdeen), da ronda seguinte, previsto para sábado, em Glasgow, não vão realizar-se para já, indicou a Liga escocesa (SFPL) em comunicado.

Também o primeiro-ministro escocês, Nicola Sturgeon, se pronunciou-se em conferência de imprensa sobre o adiamento: “No mínimo, vocês não devem esperar ver o Celtic e o Aberdeen jogarem esta semana e veremos que outras conclusões vamos tirar”, assinalou.

O campeonato foi iniciado a 1 de Agosto e, desde então, foram disputados 11 jogos.

A época 2019-20 foi interrompida a 13 de Março, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, e não foi retomada, tendo o título nacional sido entregue ao Celtic.

Sugerir correcção